A pintora Maria Helena Vieira da
Silva (1908-1992), naturalizada francesa em 1952, vai ter, a partir de hoje, o
seu nome numa rua de Paris, de acordo com a homenagem aprovada pela Câmara da
capital francesa, em 2012.
A homenagem, no âmbito do 20.º aniversário da morte de
Vieira da Silva, materializa-se na colocação de uma placa na casa onde a
artista viveu e trabalhou com o marido, o artista húngaro Arpad Szenes, no
número 34 da rua de l'Abbé Carton, no XIV bairro da capital francesa.
"Hoje considerada uma das maiores artistas do abstracionismo
do pós-guerra, [Vieira da Silva] foi galardoada com numerosas distinções, como
o Grande Prémio Nacional da Artes, do Governo francês, em 1966 (tendo sido a
primeira mulher a recebê-lo), ou a Legião de Honra, em 1979, doze anos antes da
sua morte", pode ler-se no texto que decidiu a homenagem, em outubro de
2012.
A sessão conta com a participação do presidente da Câmara
Municipal Lisboa, António Costa, de Marina Bairrão Ruivo, diretora da Fundação
Vieira da Silva Arpad Szenes, em Lisboa, e dos autarcas parisienses Pascal
Cherki, Danièle Pourtaud e Hermano Sanches Ruivo, que propuseram a homenagem à
artista.
Uma gala de fados, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paris,
encerra o programa do dia, com a participação de Raquel Tavares, Shina, Mónica
Cunha e Sousa Santos.
A avaliação de obras de arte
A avaliação de obras de arte é um processo que envolve inúmeras variáveis não podendo ser descrito com fórmulas ou padrões pré-estabelecidos. Cada obra de arte é única, por isso analisamos algumas características que podem apreciar ou depreciar seu real valor. São as principais:
- Artista - O fator determinante do valor de uma obra é a autoria da mesma, sendo que artistas da mesma época, escola e técnica podem atingir cotações distintas
- Assinatura - É muito importante que a assinatura esteja presente. A falta desta pode tornar uma obra autêntica em "atribuída a", depreciando seu valor.
- Técnica - Outro fator determinante é a técnica utilizada pelo artista. Uma obra do mesmo artista pode valer 10 vezes menos dependendo da técnica utilizada. As obras mais valorizadas são o óleo sobre tela ou madeira e acrílico sobre tela ou madeira. Outras técnicas como guache, têmpera, aquarela, pastel sobre cartão ou papel são menos valorizadas que os óleos. Há ainda os desenhos e as gravuras, técnicas que diminuem o valor.
- Tamanho - O tamanho de uma obra também influencia em seu valor; geralmente, quanto maior, mais cara (lembrando que existem exceções).
- Outros – Existem outros fatores que podem influenciar o valor de uma obra de arte, como fase do artista, tema, estado de conservação, histórico, origem da compra, participação em exposições, cenário econômico e câmbio.
A AGUARELA É UM BOM EXERCÍCIO PARA AS CAPACIDADES DE SÍNTESE NO ACTO DE SER, QUANDO NOS POSTAMOS EM FACE DE UMA PAISAGEM. RETER O ESSENCIAL NO ACTO DE PINTAR, RECONHECENDO, EMBORA QUE O ESSENCIAL POSSA DIVERGIR CONSOANTE O PINTOR...
A AGUARELA TEM SIDO PARA MUITOS UMA PROVIDENCIAL TÉCNICA DE REGISTOS. NUNCA ESSE REGISTO É ISENTO DE EMOÇÃO. A EXPERIÊNCIA É DELA EFEITO.
TODA A FORMA É JUIZO DE VALOR SOBRE A VIDA. HÁ UM ELEMENTO CRÍTICO EM TODA OBRA CRIADORA: O MOMENTO CRÍTICO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA CONCENTRADA NO LINIAR DA FORMA ARTISTICA COM A REFLEXÃO FILOSÓFICA.
TAMBÉM É VERDADE QUE O HOMEM MODERNO NÃO TEM CORAGEM DE ASSUMIR ESSE DESEJO REJUGIANDO A SUA OBSERVAÇÃO NUMA PIADA IRONICA, TENTANDO ESCONDER ESSE DESEJO DE SE LAMBUZAR NAQUELAS NAGUEDAS RETUNDANTE OU QUEM SABE NA QUELES SEIOS GRANDES E AFUGANTES.
É MIL VEZES PREFERÍVEL A VIDA DAS MOSCAS E DOS PÁSSAROS, ENTREGUES AO ACASO E AO INSTINTO NATURAL, CONTANTO QUE CONSIGAM ESCAPAR ÀS ARMADILHAS DOS HOMENS. AS AVES, PRESAS E ENGAIOLADAS POR ELES, ENSINADAS A IMITAR A VOZ HUMANA, DEPRESSA PERDEM TODA A SUA BELEZA NATURAL. COMO SEM DÚVIDA É MAIS VALIOSO QUE OS ARTIFÍCIOS HUMANOS AQUILO QUE A NATUREZA CONCEDE. POR ISSO, NUNCA LOUVAREI EM DEMASIA AQUELE GALO DE PITÁGORAS QUE GRAÇAS À METAMORFOSE FOI TUDO: FILÓSOFO, HOMEM, MULHER, REI, ESCRAVO, PEIXE, CAVALO, RÃ E CREIO MESMO QUE ESPONJA, TENDO CHEGADO À CONCLUSÃO QUE O HOMEM ERA O MAIS INFELIZ DE TODOS OS ANIMAIS, PORQUE, ENQUANTO TODOS ACEITAM VIVER DENTRO DOS LIMITES DA SUA CONDIÇÃO, SÓ O HOMEM SE ESFORÇA POR OS TRANSPOR.
O RAMO DA FILOSOFIA A QUE SE DÁ O NOME DE «ESTÉTICA» INCLUI UM CONJUNTO DE CONCEITOS E DE MATÉRIA DEMASIADO DISPERSA E INACESSÍVEL. ESSA PRIMEIRA IMPRESÃO É COMPREENSÍVEL, MAS ULTRAPASSÁVEL. UMA MANEIRA DE DESFAZER TAL IMPRESSÃO É COMEÇAR POR ESCLARECER QUE A ESTÉTICA É A DISCIPLINA FILOSÓFICA QUE SE OCUPA DOS PROBLEMAS, TEORIAS E ARGUMENTOS ACERCA DA ARTE. A ESTÉTICA É, PORTANTO, O MESMO QUE FILOSOFIA DA ARTE.
UMAS VEZES, SÃO DISFARÇADAS, ESCONDIDAS, REPRIMIDAS. OUTRAS VEZES, SÃO POSTAS A NU, OSTENSIVAMENTE EXIBIDAS, OFERECIDAS OU ATÉ VENDIDAS. PARA A MAIOR PARTE DAS PESSOAS, REPRESENTAM ALGO DE SECRETO, SÃO OBJECTO DE PUDOR. MAS, PARA ALGUMAS, CONSTITUEM OBJECTO DE ATRACÇÃO, DE SEDUÇÃO.
EM ESPECIAL, PARA MUITAS MULHERES, TORNAM-SE NÃO SÓ UM OBJECTO DE CULTO MAS TAMBÉM UM FACTOR PODEROSO DAS SUAS MANOBRAS DE SEDUÇÃO, DE EROTIZAÇÃO.
NA VERDADE O QUE QUERO TRANSMITIR A ESTE MUNDO HIPÓCRITA E CIVILIZADO NÃO É O QUE FAZEM DE NÓS, MAS O QUE NÓS PRÓPRIOS FAZEMOS DO QUE FIZERAM DE NÓS.
O CORPO HUMANO UTILIZADO COM PUREZA, CONSTITUI O TEMPLO DO ESPIRITO E NESSE TEMPLO SAGRADO, PODEMOS APRENDER A PRESERVAR O NOSSO CORAÇÃO, COMO UM VERDADEIRO LUGAR DE SILÊNCIO E DE ELEVAÇÃO ESPIRITUAL.
A ARTE RENEGA A PASSIVIDADE. ELA EXIGE VIDA DINÂMICA, SEJA QUAL SEJA O DISCURSO ADOPTADO. A ARTE É SEMPRE DOMÍNIO SOBRE O HOMEM, SOBRE SI MESMO SOBRE O MUNDO QUE O CERCA.
UM AFECTO NÃO SE DETERMINA. UM AFECTO SURGE, UM AFECTO DESENVOLVE-SE OU NÃO, MAS MÃO SE DETERMINA, NÃO SE COMANDA, NÃO SE MANDA...
NÃO SE PODE IMPOR UM AFECTO.
ARTIGO 1º
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
CONSIDERO QUE A BELEZA TAMBÉM ESTÁ EM GRANDE PARTE NA SIMPLICIDADE, QUE A SIMPLICIDADE É UM GRANDE VALOR DA BELEZA E DO VALOR ESTÉTICO E É UM GRANDE VALOR NA COMUNICAÇÃO, NA TRANSMISSÃO DA BELEZA QUE SE CRIA PARA CHEGAR AOS OUTROS. ALIÁS, A COMPLEXIDADE PELA COMPLEXIDADE LIMITA OU MESMO EXCLUI A ACESSIBILIDADE. SER DIFICIL DE COMPREENDER, SER COMPLEXO SERÁ POR ISSO APRESENTADO COMO UM VALOR E UM ATESTADO DE INTELIGÊNCIA, NÃO ME PARECE QUE SEJA VIRTUDE DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA.
O SONO É UM ESTADO ORDINÁRIO DE CONSCIÊNCIA.
AMAR O SOL, O AR LIVRE, A NATUREZA, A TERRA E O MAR, O AR E A ÁGUA, AS PLANTAS E AS FLORES, OS ANIMAIS, AS PEDRAS, A LUZ, A COR, O SOM, O MOVIMENTO, A ALEGRIA, O RISO, OPRAZER, É DA PRÓPRIA NATUREZA DO SER HUMANO-SER INDISSOCIÁVEL DO PLANETA ONDE NASCEU E ONDE VIVE.
A ARTE NEM SEMPRE MOSTRA A VIDA MELHOR DO QUE É, ÀS VEZES MOSTRA A VIDA PIOR DO QUE É. HÁ UMA ARTE QUE MOSTRA A VIDA NOS SEUS HORRORES.
CREIO QUE AQUILO QUE QUE NOS MOSTRA TAL ARTE, POR MUITO HORRORES QUE NOS APRESENTE, NUNCA CONSEGUE APRESENTAR NA SUA VERDADEIRA DIMENSÃO OS GRANDES HORRORES DA HUMANIDADE. MAS HÁ TAMBÉM UMA ARTE QUE ENALTECE A VIDA E SEUS VALORES, MAS NA VIDA HÁ VALORES TÃO MAGNIFICOS QUE NENHUMA ARTE CONSEGUE DAR A SUA VERDADEIRA IMAGEM E DIMENSÃO.
PODE HAVER NA ARTE A PRETENSÃO DE CONTRIBUIR PARA CRIAR AQUILO QUE SE CONSIDEREM OS BONS VALORES NUMA SOCIEDADE E NO SER HUMANO, QUE SE CONSIDERE QUE PODE CRIAR AO SER HUMANO BEM-ESTAR, ALEGRIA, FELECIDADE, SERENIDADE, CONTRIBUIR PARA QUE, NA VIDA SOCIAL, O SER HUMANO SE SINTA MELHOR, ACRESCENTANDO AOS VALORES FORMAIS BÁSICOS DA ARTE UMA MENSAGEM COMO ELEMENTO DO VALOR ESTÉCTICO SOCIAL.
NÃO SE PRETENDE QUE OS ARTISTA DIGAM NAS SUAS OBRAS O QUE NÃO TENHAM NA CABEÇA OU NO CORAÇÃO.
SE A ARTE É SONHO, LIBERDADE, TEM UM GRANDE GRAU DE ESPONTANEIDADE, OS ARTISTAS NÃO SE PODEM SUBMETER A PRESSÕES SOBRE A CRIAÇÃO
NÃO DISCUTIMOS O TRABALHO NEM COMO DIREITO NEM COMO OBRIGAÇÃO.
NÃO COMO DIREITO, PORQUE SERIA OBRIGAR AQUELES QUE NÃO TÊM SENÃO O SEU BRAÇO A MORRER DE FOME; NÃO COMO OBRIGAÇÃO, PORQUE SERIA CONCEDER AOS RICOS O DIREITO DE VIVER DO TRABALHO DOS POBRES.
NO CAMINHO DA PAIXÃO QUANTOS RECOLHERÃO EM SI O ROSTO SOMBRIO DE JESUS? O DESTERRO DO SEU ROSTO CONDENADO? NÃO COMO RELIQUIA, QUE O PARTIR DO PÃO ERA JÁ A ÚNICA MEMÓRIA DO SENHOR. MAS EXACTAMENTE COMO O SEU OPOSTO: SE ALGUM OLHAR SEU ROSTO EFEMERAMEMTE GUARDA, É PORQUE A ESSE OLHAR DESPIDO ELE PERTENCE. POIS JAMAIS A FACE DE DEUS SE ENCERRA NOS LIMITES DA HUMANA COMPREENSÃO E MESQUINHEZ.
EIS PARA O QUE ESTÃO VOLTADOS OS MEUS OLHOS, PARA O POBRE E PARA O ABATIDO, PARA AQUELES QUE TREME DIANTE DA MINHA ARTE. A QUE MATA O TOURO OU FERE UM HOMEM, A QUE SACRIFICA!
DESDE O INICIO DA NACIONALIDADE QUE O NOME DE MASSARELOS-OU À ALTURA MAÇARELLOS ESTÁ LIGADO AO LOCAL QUE HOJE CONHECEMOS. ERA UMA VILA PISCATÓRIA, HABITADA ESSENCIALMENTE POR GENTE LIGADA AO MAR...
MASSARELOS TERRA DE CORES CHEIAS DE ESPERANÇA E MOSTALGIA, TERRA QUE ME VIU NASCER, CRESCER, LUTAR, RESISTIR ...
SERVE A AGUARELA PARA: UM FIM EM SI, COMO PRÉVIO EXERCÍCIO DOS MEIOS, OU SIMPLESMENTE COMO REGISTO DE SENSAÇÕES, QUE É O QUE FREQUENTEMENTE PRETENDO.
TALVEZ A AGUARELA SE POSSA CONSIDERAR UM PROCESSO DE PINTURA DOS MAIS ENGANOSOS PARA O PRATICANTE PELO EFEITO INESPERADO DA CASUALIDADE QUE TODO O ALICIANTE NÃO ESCONDE, A FALTA DE CRITÉRIO E INCAPACIDADE DE DESENHO DAQUELE QUE A PRATICA.
A UTILIZAÇÃO DA ÁGUA COMO DILUENTE DO PIGMENTO COLORIDO PRODUZ UM EFEITO TÃO ALICIANTE QUANTO INCONTROLÁVEL PARA UMA BOA CAUSA... SE O EFEITO COMO FIM É RAZÃO QUE BASTE PARA ALGUÉM, A AGUARELA A ISSO SE PRESTA COMO NENHUM OUTRO MEIO.
A BUSCA DA LUZ PODE PARECER UMA INTENÇÃO LITERÁRIA, MAS, EM BOA VERDADE, INTERESSOU MUITOS DOS PINTORES DO ROMANTISMO.
MUITAS MULHERES PROSTITUEM-SE PARA GANHAR A VIDA.
PROSTITUIR QUER DIZER VENDER O CORPO AO APETITE SEXUAL DAQUELES QUE PROCURAM. QUER DIZER TAMBÉM DEIXAR DE DESEJAR PARA SATISFAZER O PRAZER ALHEIO. QUER DIZER AINDA, HUMILHAÇÃO E DOR FÍSICA CAUSADA POR AQUELE QUE SE SERVE DO CORPO DE OUTREM COMO SE DE UMA MERCADORIA SE TRATASSE.
NUM MUNDO CADA VEZ MAIS REGULADO PELA LEI DA OFERTA E DA PROCURA, ONDE A POSSE DO DINHEIRO NUNCA DEIXOU DE SER VÍNCULO SOCIAL APRECIÁVEL, ESTAS MULHERES E MUITAS OUTRAS, CONTINUARÃO A AUTO IMULAR-SE NOS PRAZERES ALHEIOS DE QUE PENSAM SER INDIGNAS. O RITMO DAS VIDAS É REGULADO PELO PRODUTO DA VENDA A RETALHO DO ÚNICO BEM QUE POSSUEM, O CORPO, QUE POR ENQUANTO, A SOCIEDADE OCIDENTAL AINDA CONSENTE SER POSSE EXCLUSIVA DE CADA SER HUMANO, EMBORA NADA FAÇA, NA MAIORIA DOS CASOS, PARA LHE GARANTIR A DIGNIDADE ABSOLUTA COM QUE GOSTA DE O ROTULAR.
NA AGUARELA, DOIS PROCESSOS DEMARCAM DUAS ATITUDES DE PERSONALIDADE: O HÚMIDO E O SECO. COMO FORÇAS DE EXPRESSÃO, UMA DIONISÍACA, A OUTRA, APOLÍNEA. COM RESPEITO PELAS DUAS, A MINHA INCLINAÇÃO VAI PARA A SEGUNDA.